NOVAS TECNOLOGIAS NO
ENSINO DE GEOGRAFIA
ESTRATÉGIAS DE ENSINO
O
uso de tecnologias no ensino de Geografia é um dos principais desafios para os
professores dessa disciplina.
Vivemos,
na era atual do sistema capitalista, o contexto socioespacial que o sociólogo
Manuel Castells denominou por sociedade da informação, em que a promoção das
novas tecnologias permite a rápida disseminação de notícias e informes sobre
acontecimentos, descobertas científicas, fenômenos naturais e outros. Nesse
sentido, o professor de Geografia encontra novos e importantes desafios para
relacionar com as suas aulas de forma eficiente, angariando a atenção dos seus
alunos e promovendo um clima positivo de aprendizado.
Em
tempos recentes, o acesso à informação vem se tornando gradativamente mais
simples, em uma dinâmica que faz cair por terra a figura do professor como
detentor do saber e do aluno como o ser desprovido do saber. A depender do tema
e da curiosidade do aluno para obter respostas sobre as mais diversas dúvidas,
ele pode ter tantas informações sobre um assunto qualquer quanto o professor.
Yves
Lacoste, em seu livro escrito ainda na década de 1970, já alertava para essa
questão. O geógrafo francês afirmava que:
sem dúvida,
no caso da geografia, a relação pedagógica veio a ser transformada, pois o
mestre não tem mais, como outrora e como ainda acontece com outras disciplinas,
o monopólio da informação. (…) Hoje, mestre e alunos recebem ao mesmo tempo,
simultaneamente com as atualidades, uma massa de informações geográficas,
caóticas. Geografia em pedaços, o ocasional, o espetacular, sem dúvida, mas
geografia de qualquer forma ¹.
Nesse
sentido, no âmbito da sociedade da informação e na construção do meio
técnico-científico-informacional, conforme já apontava Milton Santos, o
professor se vê inserido em um ambiente em que muitas informações e dados sobre
os mais diversos processos e fenômenos são disseminados no espaço da sociedade.
Por isso, mais do que oferecer conteúdos escolares para os seus alunos, o
professor de Geografia tem a missão de auxiliá-los na absorção e na reflexão
crítica de toda essa massa de informações que lhes chega todos os dias.
Ainda
segundo as observações de Lacoste, a obtenção de conhecimentos geográficos
ocorre de maneira caótica, havendo um volume muito grande de informações não
devidamente organizado. Isso, de certa forma, está no cerne da questão da
diferença entre o conhecimento e a informação, pois o primeiro é a
sistematização e ordenamento do segundo, de forma a ligar os diferentes
aspectos da realidade crítica, equilibrada e contextualizadamente.
Nesse
sentido, qual é o papel do professor de Geografia na era tecnológica?
O papel do professor de Geografia é de orientar esse acesso ao conhecimento, organizando os conteúdos e atuando mais como um facilitador do aprendizado do que o um fornecedor de conhecimento.Para aplicar esse objetivo, o professor, além de ministrar as suas aulas, deve pedir para que os estudantes realizem frequentes pesquisas rápidas, guiando-os por meio de questionamentos que os levem à curiosidade e fornecendo palavras-chave para serem utilizadas em sites de busca. Além disso, o uso da internet e de tecnologias da informação em sala de aula – desde que de forma racional e sem excessos – também pode ser um importante trunfo para demonstrar a inserção dos conhecimentos geográficos no mundo cotidiano do estudante.
O papel do professor de Geografia é de orientar esse acesso ao conhecimento, organizando os conteúdos e atuando mais como um facilitador do aprendizado do que o um fornecedor de conhecimento.Para aplicar esse objetivo, o professor, além de ministrar as suas aulas, deve pedir para que os estudantes realizem frequentes pesquisas rápidas, guiando-os por meio de questionamentos que os levem à curiosidade e fornecendo palavras-chave para serem utilizadas em sites de busca. Além disso, o uso da internet e de tecnologias da informação em sala de aula – desde que de forma racional e sem excessos – também pode ser um importante trunfo para demonstrar a inserção dos conhecimentos geográficos no mundo cotidiano do estudante.
¹
Notas:
LACOSTE,
Y. A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 18ª ed.
Campinas, Papirus, 2010. p.91.
Fonte:
http://educador.brasilescola.uol.com.br/estrategias-ensino/novas-tecnologias-no-ensino-geografia.htm Extraído em 08/02/2017 -
09h38m.